segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Reporte de Incidentes e "O viajante solitário"

Navegando pelos Blogs do pessoal que viaja de moto pela américa do sul e faz passeios semelhantes ao meu, encontrei vários relatos de abuso da polícia no norte da Argentina, principalmente na Ruta 14 e  dos policiais de "farda azul", "farda verde" é gente boa. Nos relatos os policiais inventam itens obrigatórios que não existem, ultrapassagens e sinais vermelhos que não foram cruzados além de pedirem dinheiro na cara dura mesmo. A maioria do pessoal acaba pechinchando e pagando alguma propina pra polícia, mas lendo o site "viajante solitário" do Eldinei Viana encontrei o tal "Reporte de Incidentes".

Antes de contar o que é o "reporte de incidentes", quero fazer um parênteses sobre o Eldinei. Conheci o site dele pesquisando sobre alguns roteiros no tio google e comecei a ler tudo que ele escrevia. O Eldinei escrevia com uma maestria, uma objetividade e ao mesmo tempo um envolvimento que nos faz não querer parar de ler. O site www.viajantesolitario.com.br relata seus passeios, viagens, impressões sobre motos, equipamentos, etc. A partir desse site, conheci o www.dekiaateofimdomundo.com.br onde ele conta sua viagem num Kia Carnival sozinho até a cidade de Ushuaia e o site www.opintornaminhajanela.com.br que é um tributo ao criador e mostra fotos maravilhosas de lugares e coisas que Eldinei viu na estrada. Estou falando tudo isso porque mandei um e-mail pro Eldinei a alguns dias atrás sobre umas dúvidas que eu tinha e quem respondeu o e-mail dele foi sua esposa, e ela me contou que o Eldinei não podia me ajudar pois tinha falecido em um acidente de moto quando ia do Paraná a São Paulo em uma viagem de trabalho em agosto desse ano. O Eldinei tinha 41 anos, já tinha andado mais de 100.000km de moto, realizou alguns sonhos como possuir uma FJR 1300 e uma BMW R1200 GS Adventure, era um bom marido, pai, amigo, enfim, um cara realizado.  Eu respondi pra Mari que ele já tinha me ajudado muito, seus sites foram muito importantes na elaboração da minha viagem, disse mais também, disse que agora ele iria comigo na minha aventura, na minha garupa, assim como eu fiz quando lia os relatos das viagens dele em seu site. Não tinha como falar dessa pessoa que na verdade não conheci pessoalmente, mas que considerava como um amigo.

Fechando o parênteses e voltando ao Reporte, o Eldinei ficou sabendo que o próprio governo da Argentina criou um formulário para coibir a corrupção da polícia local. Formulário esse escrito em duas línguas (Inglês e espanhol) aonde se preenche vários dados da infração e do policial que fez a multa, se retira um canhoto que é dado para o policial e manda-se o relatório para o ministério de relações exteriores em Buenos Aires.
Assim como o "Viajante solitário" fez, eu também estou fazendo: Repassando esse formulário a quem interessar. O Eldinei contou que chegou a "usar" o formulário; quando foi pego por um policial que dizia te-lo visto passado um sinal vermelho, o viajante apresentou o formulário e disse que ia preenche-lo. O policial vendo o formulário disse que não precisava, que ia dar uma "passagem" dessa vez, etc.
Só um porém: esse formulário não deve ser apresentado quando se está sozinho na estrada, a noite, para apenas um policial, pois se o policial é corrupto a ponto de lhe pedir propina o que mais ele não pode fazer para um turista. Fica a dica, eu fiz umas cópias do reporte e estou levando na minha bagagem por via das dúvidas.

Quem se interessar, possuo uma versão digitada no Word que posso mandar por e-mail.

Frente
 
Verso


























10 comentários:

  1. Amigo, estou planejando uma viagem ao Chile com minha esposa para set/15 e estava colhendo informações em sites, blogs, etc e soube por aqui que o Eldinei tinha falecido. Fiquei sabendo desse formulário por ele. Olha se puder mandar para o meu e-mail a versão em WORD em agradeço como também agradeceria se me mandasse outras infomaçãoes, principalmente sobre valores das coisas pela Argentina,m Chile e Uruguai.. que tipo de dinheiro levar, etc etc... Obrigado.

    CESAR PITANGA ..... E:MAI: cesarpitangaxre@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá. Você poderia me enviar o formulário .doc? Muito obrigado. e-mail: gersonmeira2007@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. olá e bom dia, poderia fazer a gentileza de me mandar o formulário por email?

    jhol_duilio@hotmail.com ou jhol_duilio@gmail.com

    estou indo pra lá em dezembro que quero estar precavido

    agradeço

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, será que você poderia me enviar o formulário por email? Procurei muito este formulário e só encontrei aqui, desde já agradeço. Andréa Ottoni

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde amigo
    excelente blog
    vou viajar para rio Hondo Argentina e vou trafegar pela rota da extorsão policial, lá é complicado pelo que li e já vivi nas viagens de carro.

    por favor me envia o pdf desses formulários, frente e verso.

    Desde já grato

    Fernando Carvalho

    fjtcarvalho@terra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa noite amigo, pode me enviar a versão em espanhol? Gracias
    Luiz Felipe Borges
    cuturneiros@yahoo.com.br
    www.cuturneiros.com.br

    ResponderExcluir
  7. por favor me envia o pdf desses formulários, frente e verso.

    Desde já grato (marcelo_leoncio@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  8. Olá, podes por gentileza encaminhar este formulário para boinavermelha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Alguém pode me enviar?
    dionisiocar@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amigo vc pode estar me enviando e-mail marcelomelotti94@gmail.com muito obrigado

    ResponderExcluir